quarta-feira, 19 de março de 2014

A experiência da paternidade - Parte V

O grão que morre para nascer


Aos que acompanham o Partilhando Nossa Fé já devem ter observado como procuro evidenciar o significados dos pequenos detalhes da vida... Ações que até então passam despercebidas por muitos, tem sua contribuição na vida de cada um de nós, e por que não dizer, da comunidade de forma geral. Quanto tratamos do meio ambiente, por exemplo, a ação individual reflete na qualidade de vida de todos os demais. Nesse sentido, a vida comunitária depende muito da ação de um terceiro. 

Assim, na experiência com meus filhos, tenho feito o maior esforço de ensinar-lhes sobre como devemos valorizar os detalhes. E nada melhor do que isso do que "experimentar esses detalhes" com eles. No último final de semana, aproveitando esse período em que a chuva cai (escassa, mas cai) no nosso sertão, fiz questão de inseri-los numa das atividades mais antigas e especiais de um ser humano, ou seja, plantar. Nossa família gosta muito do sítio, da fazenda, da zona rural, do campo ou seja lá que nome queiram dizer, e o melhor desse ambiente maravilhoso são as possibilidades que temos de estarmos juntos em diversos momentos. 

E um desses momentos no último domingo foi plantando milho! Isso mesmo! Já pensando na noite de São João com a fogueira acesa. Na oportunidade, tive como explicar sobre a beleza da criação; do nascer da plantinha; do grão que precisa morrer para a planta nascer; da necessidade da disciplina, bem como da importância do trabalho. Enfim, esses ensinamentos certamente ficarão gravados nas vidas dos pequenos, pois além de "experimentar" o chão, a terra, o trabalho, nós estivemos juntos nessa mesma empreitada, ou seja, pai que ensina ao filhos; filhos que ensinam ao pai. É interessantíssimo observar a atenção e a alegria deles em ajudar, em estar envolvido nas "coisas dos adultos".

E mais: nessa dinâmica do plantar, temos como evidenciar a Providência Divina, principalmente quando pedimos que o Senhor nos envie chuva. Aqui aprendemos e ensinamos aos pequenos sobre a paciência, a confiança em Deus e o dever do momento. Além disto, obviamente falei do Glorioso São José como um grande intercessor das chuvas, devoção tão cara para todos nós nordestinos.

De um indigno escravo da Cruz e da Virgem Maria

 Maria Gabriela ficou responsável para enterrar os grãos de milho
 Família que trabalha unida irá comer milho assado na fogueira também unida! rsrsrs
E o pai estava junto...
"Maria Clara, você coloca 3 grãozinhos viu?"
 Olha o cuidado e atenção!
 Em ação!
 Minha sertaneja!
 E o galego sertanejo também participou... Acho que exagerou na quantidade.
 Pedro, não precisa enterrar seu pé, ok?

Nenhum comentário: