domingo, 11 de junho de 2017

O amor conjugal e suas manifestações

Nesse final de semana tivemos a imensa alegria e por que não dizer, a grande graça de partilhar com amigos e irmãos sobre o amor de Deus que se derrama abundantemente naqueles que humildemente pedem que o Senhor Todo Poderoso, que está assentado em seu trono (Dn 3, 52-56), venha caminhar com seus filhos, cujas vidas são propriedade Dele (Ex 34,9).

No mistério do matrimônio que nos torna um, fomos imersos no mistério da Santíssima Trindade, verdadeira e plena comunhão de amor. Eu e Adélisan partilhávamos sobre o amor que nos une e como tem sido uma aventura belíssima manifestar esse amor um ao outro, especialmente nas coisas mais simples do cotidiano.

Nossos corações transbordavam de alegria em rever tantos casais que são parte de nossa história... Poder compartilhar com eles dessa certeza que nos une - o amor a Deus e o desejo constante de fazer Sua divina vontade - é sempre uma dádiva. Enxergar histórias que foram renovadas pelo Espírito Santo, pela intercessão de Nossa Senhora, por meio do perdão... Bendito seja Deus por tudo!

Ontem a noite enquanto falávamos, mais uma vez nos sentíamos em casa. A Comunidade Católica de Famílias Aliança com Cristo é um daqueles lugares que nos sentimos um com o outro, pois os olhares estão fitos numa só direção: Jesus Cristo. Não é a toa que afirmamos constantemente que "o nosso sim permite Deus mudar a nossa vida", pois acreditamos piamente nas famílias, até mesmo quando nem elas mesmas acreditam. Sem nenhum mérito nosso, mas pela força do Espírito Santo, que nos leva a viver e testemunhar a radicalidade do Evangelho, sendo instrumento de Deus para a restauração e santificação das famílias, isto é, em nosso nada, Deus faz tudo que quer e deseja, como rezávamos cedo neste domingo junto com Marcianita Nobrega e Assis.
 
Na véspera do dia dos namorados, pudemos participar do Retiro de Reavivamento da Comunidade. É Deus mais uma vez dizendo a todos nós que Ele renova todas as coisas o tempo todo (Ap 21,5). E qual deve ser a nossa resposta que não a de Josué? Queridos casais, gritemos para o mundo com as NOSSAS VIDAS que "eu e a minha casa serviremos o Senhor" (Js 24,15). Isso implica cuidar do cônjuge/metade assim como nos exorta São Paulo na sua carta aos Efésios (Ef 5,21-33) e no belíssimo "hino ao amor" (I Cor 13,1-7). É pedir a graça ao Espírito para que nunca deixemos apagar a chama do amor entre nós.

São momentos como esse que entendemos ainda mais que as nossas vidas enquanto cristãos precisa ser testemunhada com muita seriedade. Viver a santidade no matrimônio não é apenas uma súplica que deve existir em nossos lábios, mas um grave dever que nos envolve. Nesse sentido, afirmo com muita convicção que o desejo outrora germinado nos corações dos fundadores Neide (Francineide Andouglas) e Andouglas que logo em seguida foi acolhido por tantos outros irmãos, se torna aos poucos uma verdadeira primavera para a Igreja, a começar das transformações ocorridas nas "igrejas domésticas".

Bendito seja Deus pelo sim de cada um, por escutarem e aceitarem o chamado na voz do Bom Pastor. Bendito seja Deus por tantas famílias que hoje conhecem a graça do perdão, da misericórdia, do zelo e cuidado um com o outro, de viver o dia dos namorados como casal enamorado em Deus.

Tenho que dizer que vocês me ajudaram a ficar mais apaixonado por minha esposa, pois a cada palavra pronunciada ou abraço dado, vou acreditando ainda mais que estamos no caminho certo. Aproveito e agradeço o carinho de todos para conosco.

Por fim, expresso minha gratidão a Deus por permitir que esse casal que tanto amamos - Neide e Andouglas - seja realmente usado por Ele. Meus amigos, sigam em frente e contem conosco para o que der e vier. Lembrem-se que estão sempre em nossas orações. Essa comunidade de famílias tem "cadeira cativa" debaixo da imagem de São José, lugar em ponho um bilhetinhos de pedidos de oração (rsrsrsrs). Vocês não são apenas parte da nossa história, mas uma realidade linda e fecunda na vida de muitas famílias, da nossa querida terra da scheelita, da nossa diocese, da nossa Igreja. Rumo ao céu, pois lá é o nosso verdadeiro lugar (Fl 3,20).

Que a Sagrada Família de Nazaré - Jesus, Maria e José - os abençoe hoje e sempre. Nós os amamos muito. Obrigado por tudo! Um cheiro no coração.

Danilo e família.

Nenhum comentário: